Categorias
Educação

Acontecimentos passados e futuros (e agradecimentos)

É difícil fazer algumas coisas quando se perde a prática. Escrever parece ser uma delas. Há algum tempo não publicamos nada aqui no blog, culpa da rotina triturante e do fato da escrita, para mim, não fazer parte dessa rotina (não cabe mais nada na rotina). Em 2025 estive em Franca, interior de São Paulo, para um curso de bancada de marcenaria que fez parte dos festejos de inauguração do Sesc por lá. Fui duas vezes a Buenos Aires, Argentina, para cursos sobre cadeiras, em janeiro e outubro. Fui mais duas vezes ao Rio de Janeiro, em abril (curso de plainas) e dezembro (cadeiras). Finalmente, conheci a Cidade do México em julho, também ensinando a fazer cadeiras (para 14 pessoas!). Além de tudo isso, consolidamos o trabalho em uma escola nova (Avenues), tivemos 80 (!) alunos na Graded (onde dou aulas de marcenaria desde 2017) e continuei recebendo adultos e crianças interessados em trabalhar com madeira no ateliê. 

E ainda faltou falar da Forjaria Escola, lá teve o curso da banqueta e da cadeira anarquista, rabo de andorinha e banco de tanoeiro. Ajudei a concretizar a vinda do Maurício Kolenc, do Uruguai, que deu aula de tornearia e a volta do Hernán Costa, da Argentina. Rolou o famoso curso de bancada com o Rodrigo Silveira. No Instituto Léo dei o curso de graminho. Fora Franca, teve curso de plainas no Sesc Carmo, Xiloteca Lúdica no Sesc Santana, banquinho Shaker e Acabamentos Históricos para Madeira no Sesc Belenzinho.

Queria escrever sobre as atividades que aconteceram nesse ano para tentar elaborar um pouco tudo o que passou, foi um ano muito intenso de trabalho, mas também para não deixar passar o agradecimento a todo mundo que se animou a fazer isso possível. A colegas, família e alunos, meu muito obrigado pelos momentos bonitos, as interações vivas, as realizações e os aprendizados, coisas que num mundo cada vez mais inóspito fazem a diferença. Aos companheiros do Cheio de Dedos, um podcast firme como prego na areia, obrigado por aturarem minhas diatribes (nos bastidores) e intervenções desarrazoadas.

Ano que vem promete muito trabalho, desafios e surpresas… Enquanto não chega, ficam aqui algumas fotos de 2025.

Deixe um comentário